Eficiência Energética


Eficiência Energética é a obtenção de um serviço com o menor dispêndio de energia elétrica. Conforme determina a legislação específica, em particular a Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, as empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica devem aplicar um percentual mínimo da receita operacional líquida (ROL) em Programas de Eficiência Energética (PEE), segundo regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

arte-sustentabilidade-eficiencia-energetica-portugues.png

O consumo consciente, eficiente e seguro de energia elétrica é promovido entre todas as classes consumidoras. Mas os consumidores de baixa renda, como sugere a regulação, são os mais beneficiados, através dos projetos de substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED e sensibilizações com informações sobre os benefícios da mudança de hábitos no uso da energia. Ações de educação complementam o programa, com a capacitação de professores e alunos para o tema de combate ao desperdício de eletricidade e eficiência energética. 

Os consumidores também são estimulados à praticarem a reciclagem, com programas como o Vale Luz, que concede descontos nas faturas de energia em troca de resíduos recicláveis direcionados para cooperativas/indústrias que realizam o reprocessamento do resíduos em conformidade com a legislação ambiental vigente.  Além disso, as empresas atuam na modernização de equipamentos e melhoria de processos dos seus consumidores, promovendo a eficiência energética.  ​

Outra iniciativa importante compreende a implantação das usinas de geração de energia solar fotovoltaica como as que operam em Fernando de Noronha, Estádio de Pituaçu, na Arena Pernambuco. Atualmente, as duas usinas solares de Fernando de Noronha atendem a 8% da demanda de eletricidade da ilha e evitam o consumo de 375 mil litros de óleo diesel por ano. O Programa de Eficiência Eenergética das distribuidoras da Neoenergia também já contemplou diversas escolas e hospitais com essa tecnologia de geração distribuída. 

As distribuidoras de energia elétrica (como CoelbaCelpeCosern e Ele​ktro) devem aplicar 50% dos recursos do PEE nas duas maiores classes de consumo na sua área de concessão, conforme legislação em vigor. 

Com a promoção do uso eficiente da energia, o Grupo Neoenergia​ aumenta a eficiência de sua instituição, e contribui para a economia e a preservação do meio ambiente.​​​

usina-solar-noronha.jpgUsina Solar em Fernando de Noronha