Projetos


Para promover a eficiência energética 
em sua área de atuação, o Grupo Neoenergia, por meio da Celpe, investe em projetos que visam adequar o consumo dos clientes à capacidade de pagamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

As iniciativas têm como foco a educação para o consumo consciente, favorecendo, conseqüentemente, na redução da conta de energia elétrica.

Conheça nossas principais ações:
Concurso Árvore Solar tem como objetivo difundir a energia solar como meio de geração de energia elétrica limpa. Além disso, visa despertar o interesse de estudantes e professores na criação de novas soluções em geração solar fotovoltaica.

Para acessar o Edital do Concurso e obter mais informações, clique aqui​.
 
(Edital atualizado em 03/08/2018. Clique aqui para acessar.) 

Acesse aqui o Resultado do Concurso Árvore Solar​

O Desafio Nova Energia tem como objetivo selecionar e desenvolver projetos  voltados  ao tema de Eficiência Energética. A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras direcionadas a startups, micro e pequenas empresas e também ao Micro Empreendedor Individual (MEI), em três áreas de interesse:


1. 
Soluções para redução do consumo de energia nas unidades consumidoras;
2. Geração distribuída;
3. Novas tecnologias educacionais com foco no tema de eficiência energética.​

 

Para mais informações, clique aqui​.

O projeto prevê a troca de resíduos sólidos (metal, papel, papelão e plásticos) por descontos na conta de energia em comunidades populares. Além de possibilitar a redução no valor da conta de energia, o projeto incentiva a reciclagem. Acompanhe o projeto pelo aplicativo Vale Luz disponível em Android, IOS e Windows.

Neoenergia_2013-Foto_Dario_Zalis-8519.jpg 

Para saber mais sobre o Vale Luz e a programação atua​l, clique aqui​.

Por meio de unidades móveis, o projeto leva a comunidades populares da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte ações de troca de lâmpadas, atendimento comercial das distribuidoras e palestras sobre uso eficiente e seguro da energia elétrica. Engloba ainda projetos de eficientização de escolas públicas, postos médicos e instituições sem fins lucrativos. A iniciativa visita comunidades da capital e do interior do Estado e ainda mantém postos fixos para realização de atendimentos.

Clique aqui​ para conhecer programação atual do projeto e informe-se, também, sobre os endereços dos postos fixos.




 

Utiliza a metodologia do projeto Energia que Transforma, criada pela Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e Procel, e tem como objetivo formar o professor para que ele seja um vetor de comunicação com os alunos. Além do tema do uso racional e seguro da energia são também transmitidas técnicas e metodologias de abordagem para serem usadas em sala de aula: o professor é estimulado a criar a sua abordagem para transmitir esse conhecimento. A ONG WWF-Brasil é parceira nesse projeto.​

O projeto conta com ambientes interativos que promovem experiências imersivas a partir do uso da eletricidade, da geração de energia e da eficiência energética. São eles: Espaço Usina Solar Pituaçu e Museu da Energia, na Bahia; Espaço Usina Solar São Lourenço da Mata e Espaço Usina Solar Fernando de Noronha, em Pernambuco; e Espaço Ecoposto Energia Eólica, no Rio Grande do Norte. As visitações são gratuitas, mediante agendamento prévio e acompanhamento de pessoal treinado, e possibilitam a vivência prática da geração de energia elétrica e do uso seguro e eficiente da energia. Os consumidores que visitam os espaços Aulas de Energia encontram tecnologias, experimentos, maquetes, painéis e vídeos que agregam valor ao aprendizado.  As Aulas de Energia também acontecem de modo itinerante, com as Unidades Móveis Educativas, caminhões adaptados para atender a instituições públicas de ensino da Bahia, Pernambuco e Rio Grande Norte, bem como ao público geral, em eventos específicos.​


    IMG_9197.JPG      IMG_9341.JPG

Descubra mais sobre o projeto educativo Aulas de Energia clicando aqui.​​​


É uma plataforma de ensino a distância para o aprendizado do uso racional e seguro da energia elétrica. Disponível na web e em breve em aplicativos. Clique aqui e conheça o jogo Se Liga.

O projeto promove a reflexão e o diálogo sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica com as escolas da rede pública de ensino, preferencialmente de tempo integral, atuando com estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (11 a 19 anos) estimulando a apropriação do conhecimento sobre a temática de forma lúdica e criativa para torná-los multiplicadores dos conteúdos. A ação educativa criou a oportunidade de falar com os jovens e também de escutá-los através de produções artísticas variadas, como teatro, música, dança, percussão e grafite, e estimulou a participação em atividades que instigam a curiosidade e desafiam a resolução de tarefas que requerem o conhecimento sobre a temática. Desta forma, os jovens se tornaram agentes multiplicadores com potencial de promover a mudança de seus hábitos, como também disseminar essas informações às comunidades em que estão inseridos.

Acompanhe o desenvolvimento das equipes pelo blog do Festival, clicando aqui.​​

Foto - Eudes Santana-0585.jpg

A iniciativa tem por objetivo o incentivo a substituição de motores antigos e pouco eficientes, por motores mais modernos, mais eficientes e que atendam a regulamentação vigente de padrões mínimos de eficiência energética, por meio da concessão de bônus.

Clique aqui e acesse ao portal do projeto Troca de Motores Eficientes.​​

Projeto consiste no planejamento e execução de ações de eficiência energética em instalações publicas nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As ações podem contemplar eficientização dos usos finais de energia, gestão energética, uso de fonte incentivada (fotovoltaica) e aquecimento solar térmico de água.​