Projetos

A Neoenergia, por meio da Celpe e das distribuidoras Coelba e Cosern, vem colocando o Nordeste brasileiro, uma das regiões que mais crescem no País nos últimos anos, na vanguarda da eficiência energética. Desde 1998, o grupo investe forte  em projetos de eficiência energética. O principal objetivo é adequar o consumo dos clientes à capacidade de pagamento e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. Os projetos têm como foco a educação para o consumo consciente da energia, contribuindo, conseqüentemente, para a redução da conta de energia.
​​​​​​

Vale Luz

O Vale Luz é um projeto que prevê a troca de resíduos sólidos (metal, papel, papelão e plásticos) por descontos na conta de energia. A iniciativa, além de reduzir o valor da conta de energia, ainda tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente, estimulando a reciclagem.​

Neoenergia_2013-Foto_Dario_Zalis-8519.jpg 

Para saber mais sobre o Vale Luz e a programação atua​l, clique aqui​.

Energia com Cidadania

Projeto desenvolvido em bairros populares, com a parceria de empresas públicas e privadas, para facilitar o acesso a serviços de utilidade pública, sem a necessidade de deslocamento. A iniciativa acontece durante duas semanas em cada localidade.

No evento, a Celpe apresenta palestras sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, doa lâmpadas de LED e disponibiliza todos os serviços comerciais, oferecidos nas lojas de atendimento convencional da distribuidora.
 

Conheça abaixo programação do Projeto.​

ECC--SÃO-LOURENÇO.png 
 Clique aqui ​para visualizar a imagem. 

Doação de Geladeiras e Lâmpadas Eficientes

Projeto que visa substituir refrigeradores antigos com alto consumo de energia por equipamentos eficientes em conjunto com a doação de lâmpadas LED e Fluorescentes Compactas, além de atendimento comercial para consumidores com perfil Residencial Baixa Renda e Residencial morador de Comunidades Populares. 

 ​IMG_9007.jpg  ​

Doação de Geladeiras e Lâmpadas para Instituição de Caridade

Projeto com o objetivo de substituir refrigeradores antigos com alto consumo de energia por equipamentos novos com Selo Procel em conjunto com a troca de lâmpadas, voltado para consumidores Institucionais.​​

Energia que Transforma

O Educação com Energia – que utiliza a metodologia do Energia que Transforma, criada pela Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e Procel – tem como objetivo formar o professor para que ele seja o vetor de comunicação com os alunos. Não só o tema do uso racional e seguro da energia são ensinados, como também são transmitidas técnicas e metodologias de abordagem para serem usadas em sala de aula: o professor cria a sua abordagem para transmitir esse conhecimento. ​

Projeto Aulas de Energia

Esse projeto conta com ambientes interativos, que promovem experiências imersivas a partir do uso da eletricidade, geração de energia e eficiência energética. São eles: Espaço Usina Solar Estádio de Pituaçu e Espaço Museu da Energia, na Bahia; Espaço Usina Solar São Lourenço da Mata e Espaço Usina Solar Fernando de Noronha, em Pernambuco, e Espaço Ecoposto Energia Eólica, no Rio Grande do Norte em parceria com a Força Eólica do Brasil e Iberdrola. 

Cada espaço é preparado para receber gratuitamente, mediante agendamento prévio e acompanhamento de pessoal treinado, grupos de instituições e o público em geral. Assim, possibilitam a vivência prática da geração de energia elétrica, e do uso seguro e eficiente da energia. Os consumidores que  visitam os espaços “Aulas de Energia” se deparam com muita tecnologia – experimentos, maquetes, painéis, vídeos, que agregam valor e densidade ao aprendizado. 

 As “Aulas de Energia” também acontecem de modo itinerante, através das Unidades Móveis Educativas, caminhões adaptados para atender às instituições públicas de ensino da Bahia, Pernambuco e Rio Grande Norte, bem como ao público geral, em eventos específicos. 

    IMG_9197.JPG      IMG_9341.JPG

Selo UNICEF Município Aprovado

O Grupo Neoenergia tem parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e atua em 375 municípios do semiárido da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte no Projeto Selo UNICEF Município Aprovado. Os temas eficiência energética e segurança com energia são ensinados para os adolescentes e crianças que compõem os NUCAs (Núcleos de Cidadania dos Adolescentes). O projeto utiliza uma plataforma educacional de ensino à distância, transformada em jogo interativo (Jogo Se Liga), acessado pela internet. A cada etapa vencida, são transmitidos mais conceitos sobre eficiência energética aos participantes.

Festival Tô Ligado na Energia

Realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, o projeto tem o intuito de movimentar as instituições de ensino em torno do tema uso eficiente da energia elétrica. Os alunos participam de uma gincana educativa sobre o tema Eficiência Energética e Segurança com Energia, criando peças teatrais, músicas, oficinas de grafite, entre outros. A interação de pais, alunos, professores e a participação da comunidade também faz parte da ação.

Foto - Eudes Santana-0585.jpg

Paxuá e Paramim

Projeto educativo realizado em parceria com o músico Carlinhos Brown, autor e produtor de várias trilhas sonoras de filmes infantil e engajado em causas sociais e de mobilização cultural. Envolve a criação de material composto por 10 vídeos de 1 minuto, jogo de tabuleiro, revista em quadrinhos, jogo para celular e oficinas de stop motion, voltado para crianças e adolescentes de 5 a 13 anos, onde o uso seguro e eficiente da energia elétrica é o foco principal. O projeto ainda contemplou três shows infantis em Recife, Salvador e Natal.

_FKC5328.jpg