Pesquisa e Desenvolvimento

A atividade de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é um trabalho criativo, empreendido de forma sistemática, para aumentar o acervo de conhecimentos e para o uso desses conhecimentos no desenvolvimento de novas aplicações, que podem  se traduzir em produtos ou processos, novos ou tecnologicamente aprimorados. No setor de Distribuição de energia, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) significa a busca constante por maneiras inovadoras, melhores e mais eficazes de prestar serviços que, em última instância, permitem ou facilitam o conjunto de atividades econômicas e cotidianas de que é feita a própria vida em sociedade.

Inovação é um dos valores do Grupo Neoenergia e está diretamente relacionada com iniciativas que possam agregar valor ao negócio de suas empresas e, como consequência, atender às necessidades de seus stakeholders. As atividades de P&D são estruturadas por meio de projetos, cujos resultados e produtos são concebidos para atender às necessidades estabelecidas.  Cinco temas estratégicos de P&D norteiam a prospecção e o desenvolvimento de novos projetos no ciclo 2015 – 2018: : Redes inteligentes (smart grid), Qualidade, Segurança, Combate às Perdas e Sustentabilidade.

Para consolidar uma cultura organizacional coerente com esse posicionamento, o Grupo Neoenergia incorpora à sua estrutura um Departamento Corporativo de P&D em 2015 e mantêm linhas de projetos investindo anualmente uma percentual de sua receita na área. Por ano, O Grupo Neoenergia dispõe de cerca de R$ 25 milhões para investimentos - e isso atende as diretrizes do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O Programa Nacional de P&D para o setor foi criado para garantir a alocação adequada de recursos humanos e financeiros em projetos que resultem na  criação de novos equipamentos e no aprimoramento da prestação de serviços, que contribuam para a segurança do fornecimento de energia elétrica, a modicidade tarifária, a diminuição do impacto ambiental do setor e da dependência tecnológica do país.