Projetos

Com o objetivo de dar transparência e publicidade aos projetos de P&D realizados e colher subsídios para a elaboração de novos projetos, a Celpe divulga abaixo, o saldo de sua conta de P&D e o resumo dos projetos desenvolvidos nos últimos anos.
 

SALDO DA CONTA DE P&D (31/12/2016): R$ 16.980.790,81​

Para saber mais sobre os projetos de P&D nas empresas de distribuição, geração e transmissão de energia elétrica do Grupo Neoenergia, acesse:

Geração e Transmissão Neoenergia www.neoenergia.com
Distribuição Coelbawww.coelba.com.br
Distribuição Cosernwww.cosern.com.br

PROJETOS APROVADOS PELA ANEEL NOS ÚLTIMOS ANOS:​

​​​​​​​​​​​​

Com início de operação em dezembro de 2013, a Usina Solar São Lourenço da Mata gera 1.500 MWh/ano, cerca de 30% do consumo de energia do estádio. 

slm.jpg

Com início de operação em dezembro de 2013, a Usina Solar São Lourenço da Mata gera 1.500 MWh/ano, cerca de 30% do consumo de energia do estádio. 

slm.jpg

O Laboratório de Painéis Fotovoltaicos é o primeiro Laboratório de Certificação de Painéis Fotovoltaicos do Nordeste, e um dos quatro do país. O projeto incentiva o desenvolvimento da educação, ciência, tecnologia e inovação no Brasil e teve investimento de 4,3 milhões. 

Preocupado com a recuperação do ecossistema marinho na área marítima próxima à usina, Termopernambuco – em Suape (PE) - o Grupo Neoenergia investiu 1,3 milhões, de 2012 a 2014, na instalação de recifes artificiais metálicos na região. O Projeto contribuiu para a proliferação de colônias de algas, além do repovoamento de espécies de peixes e crustáceos.

O Grupo Neoenergia investiu, entre 2012 e 2016, 17,6 milhões na construção da primeira área, em Pernambuco, a contar com Rede Elétrica Inteligente. O projeto visa a automatização da leitura e religação, o que acaba por gerar uma melhora na gestão do consumo.​

Natureza.jpg

O projeto visa a produção de energia a partir do sistema de esgoto da Compesa, em Caruaru, e de resíduos sólidos em Camaragibe/PE. A estação tem potencial de geração estimado em 210 kW.​

DSC_1174 Foto - Eudes Santana.jpg

O Projeto na Estação de Tratamento de Resíduos Jacuípe II - localizado em Feira de Santana/BA - visa à produção de energia a partir dos resíduos que chegam na Estação de Tratamento Jacuípe. A iniciativa poderá suprir 70% da energia consumida pela própria estação.