Projetos

A Celpe desenvolve projetos próprios e apoia iniciativas de entidades parceiras nas áreas de educação, cultura e meio ambiente. Os projetos estão alinhados aos Valores da empresa e à Política de Sustentabilidade da Neoenergia.  Dentre as premissas de apoio estão a disseminação da educação para o uso seguro e eficiente da energia, a promoção da inclusão social, o incentivo a manifestação artística e cultural no Estado de Pernambuco e a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.​​
​​​​

Projetos Sociais


Espaço Celpe nas Escolas
Projeto educacional voltado para  estudantes do ensino fundamental com o objetivo de  orientar sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. É realizado de forma lúdica, através de literatura de cordel, música e teatro de marionetes com a participaçãod e arte educadores.

Espaço Celpe nas Comunidades
Espaço de relacionamento com o cliente residencial e de baixa renda para oferta de serviços comerciais e ações educacionais sobre uso seguro e eficiente da energia elétrica, com palestras, apresentação teatral, oficinas, doação de lâmpadas, troca de geladeira, cadastro na Tarifa Social de energia elétrica, sorteio de brindes, entre outros.

Aprendendo com a Celpe
Jornada de esclarecimento para profissionais autônomos de comunidades (eletricista, pedreiro, pintor, mestre de obras, estudantes, etc.) com o objetivo de disseminar o uso seguro da energia elétrica, divulgar o correto padrão de entrada para fornecimento de energia em baixa tensão e orientar para o efetivo controle de riscos.​

Instituto Ayrton Senna

A Celpe é parceria do Instituto Ayrton Senna desde 2006. A empresa apoia os programas “Se Liga” e “Acelera”, desenvolvidos em escolas públicas municipais da cidade do Recife. As iniciativas estão voltadas para a correção do fluxo escolar, auxiliando na melhoria do desempenho educacional e combatendo a evasão e o analfabetismo nas primeiras séries. Para mais informações, acesse www.institutoayrtonsenna.org.br.

Unicef
Em 2014, a Celpe se tornou parceira das ações sociais do UNICEF, orientando crianças e adolescentes de municípios do semiárido pernambucano sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. Para disseminar o tema, a Celpe utiliza uma plataforma educacional de ensino à distância, transformada em jogo interativo (Jogo Se Liga), acessado pela internet. Em 2015, a empresa firmou nova parceria com a entidade, permitindo que seus clientes realizem doações mensais por meio da conta de energia. 

Associação Junior Achievement
A Celpe apoia a Junior Achievement desde 2003. A instituição tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Por meio do Programa “Nosso Planeta, Nossa Casa”, os estudantes aprendem noções de uso eficiente dos recursos naturais, incluindo o consumo racional da energia.


Campanhas
A Celpe apoia campanhas para doações de clientes por meio da fatura de energia. A iniciativa beneficia 08 entidades filantrópicas que realizam projetos assistenciais, educacionais, culturais, de saúde, geração de emprego e renda e empreendedorismo na capital e no interior do Estado, promovendo a inclusão social e o resgate da cidadania de milhares de crianças, adolescentes, jovens e suas respectivas famílias. Cada entidade parceira realiza a captação das doações junto aos clientes da empresa, que podem a qualquer momento acionar as instituições para conhecer os projetos desenvolvidos, ampliar a contribuição ou cancelar a adesão. 

São beneficiadas: Legião da Boa Vontade, Federação das APAE’s do Estado de Pernambuco, Fundação Terra, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e as entidades da Campanha Clarear (Associação Beneficente Criança Cidadã, Organização de Auxílio Fraterno, Movimento Pró-Criança e Pastoral da Criança).  

*LBV - www.lbv.org - 0800 055 5099 
*APAE - www.apaepe.org.br - 0800 722 27 23
*Fundação Terra - www.fundacaoterra.org.br - (87) 3821.1542​
*UNICEF - www.unicef.org.br - 0800 726 2272  
*Clarear - www.campanhaclarear.com.br - (81) 3412.8989 ou 0800 031 8989​​​​

Projetos Ambientais

Educação Ambiental ​
A Celpe estimula continuamente seus colaboradores, parceiros, clientes e consumidores para a conservação e preservação dos recursos naturais, de forma a harmonizar a relação com o planeta e não comprometer sua capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.No Manual de Comportamento Ambiental da empresa estão registradas as principais práticas desenvolvidas pela empresa, em prol da preservação do meio ambiente. Clique aqui​ e conheça.

Programa Controle de Queimadas
Desde 2009, a Celpe, em parceria com a CHESF, IBAMA, CPRH, SINDAÇÚCAR e AFCP, promove a campanha de controle às queimadas sob linhas de transmissão de energia nos municípios da Zona da Mata de Pernambuco. A iniciativa visa sensibilizar a população, as usinas e os fornecedores de cana de açúcar quanto à prática não controlada das queimadas, que afetam as redes e provocam interferências no fornecimento de energia. Clique aqui e conheça a Cartilha de Educação Ambiental entregue aos professores e parceiros para que multipliquem as informações levadas pela Celpe.

Gestão dos Recursos Naturais

A companhia desenvolve diversas ações que contribuem para a preservação dos recursos naturais.

Água - A empresa investe em melhorias e manutenções em seu sistema hidráulico e realiza ações de reuso, a partir do reaproveitamento da água da chuva e da água utilizada na execução de algumas atividades.

Ar - A Celpe realiza o monitoramento das emissões atmosféricas dos grupos de geradores e monitora os níveis de emissões e de fumaça preta dos veículos de sua frota movidos a diesel. Além disso, utiliza o diesel BS10 para a geração de energia na Usina Tubarão , que apresenta menor teor de enxofre (10 ppm).

Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) -  A empresa elabora o Inventário de GEE anualmente, alicerçado nos conceitos e diretrizes estabelecidos pelo Programa Brasileiro GHG Protocol e em conformidade com a ISO 14064-1. 

Fauna e Flora 
O controle da vegetação é uma prática constante da Celpe.  As podas das árvores, que conflitam com a rede de distribuição, e a manutenção e abertura das faixas de servidão são realizadas por equipe técnica capacitada. Uma das ações que inibem os impactos negativos na vegetação e na fauna local é a instalação das redes protegidas e multiplexadas, que evitam acidentes e reduzem a necessidade de poda. 

Diagnóstico da Vegetação Urbana da Região Metropolitana do Recife - O projeto identifica a vegetação situada próxima à rede elétrica, com a finalidade de planejar o melhor manejo e indicar as intervenções necessárias para cada indivíduo arbóreo que pode entrar em contato com a fiação. 

Projeto de Sinalização de Áreas de Interesse Ambiental – A Celpe desenvolveu um projeto piloto para identificar, avaliar e implementar possíveis controles ambientais para evitar a redução das áreas verdes das unidades de conservação, assim como evitar novas ligações de clientes nestes locais. Dentre os resultados, estão à sinalização de postes existentes dentro e no entorno de uma Área de Proteção Ambiental (APA), bem como treinamentos para colaboradores.

Gestão de Resíduos Sólidos  

O gerenciamento de resíduos sólidos da Celpe está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.  A companhia possui normas específicas para o gerenciamento de resíduos, estabelecendo ações para garantir a destinação correta para cada tipo de material. Os resíduos recicláveis da empresa são coletados, transportados e destinados para empresas licenciadas conforme os parâmetros da legislação vigente. A Celpe possui um programa de coleta seletiva e estimula seus colaboradores e parceiros a efetuarem o descarte adequado dos resíduos. Em parceria com clientes e fornecedores, a empresa executa ações como os projetos Vale Luz e Logisverde, a fim de promover a reciclagem dos resíduos sólidos e a reutilização, através da logística reversa. 


Inovação

O projeto Redes Elétricas Inteligentes (REI), executado na Ilha de Fernando de Noronha, é um exemplo de como Inovação e Sustentabilidade caminham lado a lado. O projeto contempla medição inteligente, automação da rede, telecomunicações, microgeração distribuída, micromedição, qualidade de energia, segurança do trabalho, abastecimento de veículos elétricos com energia renovável, iluminação pública eficiente e sistema de informação integrados.


Apoio a Projetos Ambientais

A Celpe apoia o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas na Ilha de Fernando de Noronha, cuja missão é proteger as tartarugas marinhas, através da geração de alternativas econômicas sustentáveis. Mais informações, acesse: http://www.tamar.com.br

Inventário da Biomassa Produtora de Biogás de Pernambuco
O estudo teve como finalidade estimar os potenciais teóricos das principais fontes renováveis de energia disponíveis em Pernambuco a partir de minuciosa pesquisa feita em cada um dos municípios das cinco mesorregiões em que se divide o Estado e a partir desses dados, construir os cenários em que se aproveitem os resíduos orgânicos agropecuários e municipais para produção de energia renovável, educação ambiental, economia para a população geradora de energia e ainda, analisar a possibilidade de adicionar essa energia à matriz energética tradicional. Clique aqui​ e conheça o projeto.


Para entrar em contato com a Unidade de Meio Ambiente da Celpe, utilize o endereço eletrônico: meioambiente.celpe@neoenergia.com

Dúvidas, denúncias e esclarecimentos sobre manejo da vegetação, contate a empresa pelo e-mail: controlevegetacao.celpe@neoenergia.com