Perguntas Frequentes



O que é necessário para a troca de titularidade?

a) Pessoa Física:

  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito e Passaporte);
  • Documento de compra e venda do imóvel com firmas reconhecidas ou Escritura Pública do imóvel;
  • A presença do novo titular é obrigatória.
 
b) Pessoa Jurídica:
  • Cópia do estatuto ou contrato social da empresa;
  • Cópia do CNPJ da empresa;
  • Nº do RG do representante legal, ou outro documento oficial com foto;
  • Cópia da ata ou outro documento de designação do representante legal;
  • Nº do CPF do representante legal.

Qual o prazo para ligação nova e religação?

Ligação nova: prazo para realização da vistoria é de 3 (três) dias úteis na área urbana e 5 (cinco) dias úteis na área rural conforme o artigo 30 da Resolução ANEEL 414/2010. Não ocorridendo reprovação na vistoria o prazo para ligação será:

De 02 (dois) dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localizada em área urbana;
De 05 (cinco) dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localizada em área rural.
 
Religação Normal: 24 horas para unidade consumidora localizada em área urbana; 48 horas para unidade consumidora localizada em área rural.
 
Religação de Urgência: 04 horas para unidade consumidora localizada em área urbana; 08 horas para unidade consumidora localizada em área rural.
 

Quais são os tributos embutidos na tarifa de energia?

​Impostos e Encargos:

  • ICMS - IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
  • COFINS : Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, foi criada pela Lei complementar 70/1991 e modificada pela Lei 9.718/98.
  • PIS : Programa de Integração Social, foi criado pela Lei complementar 07/1970.
  • RGR :Reserva Global de Reversão: Indenizar ativos vinculados à concessão e fomentar a expansão do setor elétrico.
  • CCC : Conta de Consumo de Combustíveis: Subsidiar a geração térmica principalmente na região norte (Sistemas Isolados).
  • CDE :Conta de Desenvolvimento Energético: Propiciar o desenvolvimento energético a partir das fontes alternativas; promover a universalização do serviço de energia, e subsidiar as tarifas da subclasse residencial Baixa Renda.

Após quantos dias de atraso é suspenso o fornecimento de energia?

Para Unidades Consumidoras classificadas nas Subclasses Residencial Baixa Renda, a suspensão no fornecimento deve ocorrer com intervalo mínimo de 30 (trinta) dias entre a data de vencimento da fatura e a data da suspensão de fornecimento. Demais casos a suspensão no fornecimento pode ocorrer a partir do 16º (décimo sexto) dia.

Como fazer o teste no equipamento de medição?

Procedimento para testes:

Efetue a verificação no equipamento instalado, conforme instrução a seguir. É um teste simples e seguro, porém, qualquer tipo de contato com energia elétrica, por menor que seja sempre incorre em risco de choque elétrico. Faça sempre de forma segura. Use calçados com solado de borracha e as mãos nunca devem estar molhadas. Se possível use luvas isolantes.
 
  • Dirija-se ao padrão de entrada da unidade consumidora (onde fica instalado o medidor) e desligue o disjuntor externo que lá se encontra. Verifique por 15 minutos se o disco do medidor irá girar. Caso o disco que se encontra instalado dentro do medidor continue girando mesmo com o disjuntor desligado, você deverá coletar a leitura registrada no medidor e ligar para o 0800 081 0120 para informar o ocorrido. Nossos atendentes tomarão as devidas providências.
  • Ligue novamente o disjuntor externo e apague todas as lâmpadas e desligue os equipamentos elétricos, retirando-os da tomada. Verifique por mais 15 minutos se o disco do medidor gira, mesmo que lentamente. Se o disco continuar girando, significa que há problemas na instalação elétrica interna do imóvel, o que exime a distribuidora de qualquer responsabilidade. Para identificar as possíveis causas, solicite os serviços de um eletricista particular.

Como solicitar 2ª via pelo site?

​Clique aqui para abrir o formulário de solicitação de 2ª Via de Conta.

Onde obtenho informações sobre o descadastramento definitivo de serviços de terceiros?

As solicitações de descadastramento definitivo dos Serviços de Terceiros cobrados na fatura devem ser feitas através do site servicos.celpe.com.br, nas Agências Celpe, nos credenciados Celpe Serviços que efetuam atendimento ou através do telefone 116 durante 24h.

Qual a distância máxima entre o poste (Ramal de Ligação) e a rede?

​O ramal de ligação deve ter o vão livre entre o poste da rede secundária e o ponto de fixação na propriedade do consumidor de, no máximo, 30 m.

O que pode ocorrer quando o consumidor paga a conta de energia com atraso?

Quando o consumidor atrasa o pagamento da sua conta de luz, a concessionária de energia realiza a cobrança de multa por atraso de pagamento de 2% sobre o Importe Total e de juros mora de 1% ao mês, conforme previsto na Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL. Ocorrendo vencimentos em sábados, domingos e feriados, o pagamento poderá ser efetuado no primeiro dia útil subseqüente sem incidência de multa e juros.
 
Para que o consumidor realize o pagamento em dia, a CELPE entrega a fatura na unidade consumidora com um prazo mínimo de 5 dias para o seu vencimento. Se solicitado pelo titular da unidade consumidora, a fatura pode ser entregue em outro endereço, sendo cobrado o valor equivalente às despesas postais adicionais.
 
Caso o pagamento da fatura não seja realizado até a data do vencimento a CELPE realiza algumas ações de cobrança alertando o consumidor sobre o débito e a possibilidade da suspensão do fornecimento da unidade consumidora. Entre elas destacamos as seguintes:
·    SMS: mensagem de texto enviada para o celular do cliente informando o número da conta contrato e o débito vencido e a possibilidade da suspensão de fornecimento.
 
·    URA (Unidade de Resposta Audível): ligação automática personalizada realizada para o telefone do cliente informando o número da conta contrato e o débito vencido.
 
·    Negativação: inserção do CPF ou CNPJ do consumidor em bases de dados de órgãos de restrição de crédito, impedindo a aquisição de mercadorias, produtos, serviços e ou empréstimos em estabelecimentos conveniados ao sistema. O cliente recebe uma notificação do órgão de restrição de crédito (SPC / SERASA / BOA VISTA) e posteriormente, caso o pagamento não seja efetuado, o CPF/CNPJ é negativado.
 
·    Reaviso: notificação escrita enviada ao consumidor, que precede a execução da suspensão do fornecimento de energia elétrica. A Celpe envia esta notificação na fatura subseqüente para os clientes do grupo B (clientes de Baixa Tensão, ou seja residenciais e pequenos comércios).
 
·    Suspensão do Fornecimento (Corte): suspensão do fornecimento de energia elétrica da unidade consumidora pela falta do pagamento da fatura, desde que o consumidor seja notificado com antecedência mínima de 15 dias, conforme Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL.
 
 
Pagando a conta em dia, o consumidor evita a cobrança de multa, juros, negativação, suspensão do fornecimento de energia e demais cobranças através de mensagens, ligações e notificações.

O que é suspensão indevida?

De acordo a Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL, a suspensão de fornecimento ou corte é considerado indevido quando o pagamento da fatura tiver sido realizado até a data limite prevista na notificação para suspensão do fornecimento.
 
Nesta situação a religação deve ser efetuada com urgência e sem ônus para o consumidor em até 4 horas da constatação, independente do momento em que esta ocorra.

O que é Declaração de Quitação Anual

É uma declaração emitida pela CELPE, sem ônus para o consumidor, que compreende os meses de janeiro a dezembro de cada ano. O consumidor que tiver quitado todos os débitos do ano em referência deve recebê-la impressa na própria fatura até o mês de maio do ano subseqüente.