Perguntas Frequentes



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Solicite o serviço de Troca de Titularidade através do nosso site: acesse Todos os serviços > Minha Conta > Troca de Titularidade e solicite o seu serviço.

 

Documentação necessária:

 

 

a) Pessoa física

  • CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado);
  • Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); e
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI no caso de indígenas

 

 b) Pessoa Jurídica:

  • Estatuto ou contrato social da empresa;
  • Contrato de Sucessão Comercial se for o caso;
  • CNPJ da empresa (válido);
  • Inscrição Municipal/Estadual (se houver);
  • Ata ou outro documento de designação do representante legal;
  • Documentação do Representante Legal
  • CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado);
  • Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); e
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena RANI no caso de indígenas​



Clique aqui​ para fazer sua solicitação.

 

Fique atento! O serviço poderá ser negado caso o novo titular possua débitos com a distribuidora, mesmo em outros endereços. E em caso de débitos no imóvel em nome do antigo titular, será necessário a apresentação da documentação que comprove posse ou propriedade do imóvel em uma de nossas Lojas de Atendimento ou Rede Credenciada. ​ 

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Documentação necessária:

 

 

a) Pessoa física

  • CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado);
  • Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); e
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI no caso de indígenas

 

 b) Pessoa Jurídica:

  • Estatuto ou contrato social da empresa;
  • Contrato de Sucessão Comercial se for o caso;
  • CNPJ da empresa (válido);
  • Inscrição Municipal/Estadual (se houver);
  • Ata ou outro documento de designação do representante legal;
  • Documentação do Representante Legal
  • CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado);
  • Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); e
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena RANI no caso de indígenas​



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Fique atento! O serviço poderá ser negado caso o novo titular possua débitos com a distribuidora, mesmo em outros endereços. E em caso de débitos no imóvel em nome do antigo titular, será necessário a apresentação da documentação que comprove posse ou propriedade do imóvel em uma de nossas Lojas de Atendimento ou Rede Credenciada. ​ 

RELIGAÇÃO NORMAL:


24 horas para unidade consumidora localizada em área urbana; 48 horas para unidade consumidora localizada em área rural. 



LIGAÇÃO NOVA:



Grupo B (Baixa Tensão)




Área Urbana


  • ​Até 3 (três) dias úteis para vistoria da unidade consumidora e até 2 (dois) dias úteis para ligação após a vistoria.

Área Rural​
  • Até 5 (cinco) dias úteis para vistoria da unidade consumidora e até 5 (cinco) dias úteis para ligação após a vistoria.



Grupo A (Alta Tensão)




Área Urbana

  • Até 3 (três) dias úteis para vistoria da unidade consumidora e até 7 (sete) dias úteis para ligação após a vistoria.
Área Rural
  • Até 5 (cinco) dias úteis para vistoria da unidade consumidora e até 7 (sete) dias úteis para ligação após a vistoria.



Se o vencimento do prazo cair em final de semana ou feriado, fica prorrogado para o primeiro dia útil seguinte.

Lembre que o seu padrão de entrada deve estar pronto, em local de livre acesso, pois caso não seja possível realizar a vistoria o seu pedido será cancelado.

O ramal de ligação deve ter o vão livre entre o poste da rede secundária e o ponto de fixação na propriedade do consumidor de, no máximo, 40 m.​​​​

 

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​Impostos e Encargos:​


  • ​ICMS - IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
  • COFINS : Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, foi criada pela Lei complementar 70/1991 e modificada pela Lei 9.718/98.
  • PIS : Programa de Integração Social, foi criado pela Lei complementar 07/1970.
  • RGR :Reserva Global de Reversão: Indenizar ativos vinculados à concessão e fomentar a expansão do setor elétrico.
  • CCC : Conta de Consumo de Combustíveis: Subsidiar a geração térmica principalmente na região norte (Sistemas Isolados).
  • CDE :Conta de Desenvolvimento Energético: Propiciar o desenvolvimento energético a partir das fontes alternativas; promover a universalização do serviço de energia, e subsidiar as tarifas da subclasse residencial Baixa Renda.​


Para Unidades Consumidoras classificadas nas Subclasses Residencial Baixa Renda, a suspensão no fornecimento deve ocorrer com intervalo mínimo de 30 (trinta) dias entre a data de vencimento da fatura e a data da suspensão de fornecimento. Demais casos a suspensão no fornecimento pode ocorrer a partir do 16º (décimo sexto) dia.​

Procedimento para testes:

Efetue a verificação no equipamento instalado, conforme instrução a seguir. É um teste simples e seguro, porém, qualquer tipo de contato com energia elétrica, por menor que seja sempre incorre em risco de choque elétrico. Faça sempre de forma segura. Use calçados com solado de borracha e as mãos nunca devem estar molhadas. Se possível use luvas isolantes.

 

  • Dirija-se ao padrão de entrada da unidade consumidora (onde fica instalado o medidor) e desligue o disjuntor externo que lá se encontra. Verifique por 15 minutos se o disco do medidor irá girar. Caso o disco que se encontra instalado dentro do medidor continue girando mesmo com o disjuntor desligado, você deverá coletar a leitura registrada no medidor e ligar para o 0800 081 0120 para informar o ocorrido. Nossos atendentes tomarão as devidas providências.
  • Ligue novamente o disjuntor externo e apague todas as lâmpadas e desligue os equipamentos elétricos, retirando-os da tomada. Verifique por mais 15 minutos se o disco do medidor gira, mesmo que lentamente. Se o disco continuar girando, significa que há problemas na instalação elétrica interna do imóvel, o que exime a distribuidora de qualquer responsabilidade. Para identificar as possíveis causas, solicite os serviços de um eletricista particular.

Clique aqui​ para abrir o formulário de solicitação de 2ª Via de Conta.​

As solicitações de descadastramento definitivo dos Serviços de Terceiros cobrados na fatura devem ser feitas através do site servicos.celpe.com.br, nas Agências Celpe, nos credenciados Celpe Serviços que efetuam atendimento ou através do telefone 116 durante 24h.​

O ramal de ligação deve ter o vão livre entre o poste da rede secundária e o ponto de fixação na propriedade do consumidor de, no máximo, 30 m.​

Quando o consumidor atrasa o pagamento da sua conta de luz, a concessionária de energia realiza a cobrança de multa por atraso de pagamento de 2% sobre o Importe Total e de juros mora de 1% ao mês, conforme previsto na Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL. Ocorrendo vencimentos em sábados, domingos e feriados, o pagamento poderá ser efetuado no primeiro dia útil subseqüente sem incidência de multa e juros.

 

Para que o consumidor realize o pagamento em dia, a CELPE entrega a fatura na unidade consumidora com um prazo mínimo de 5 dias para o seu vencimento. Se solicitado pelo titular da unidade consumidora, a fatura pode ser entregue em outro endereço, sendo cobrado o valor equivalente às despesas postais adicionais.

 

Caso o pagamento da fatura não seja realizado até a data do vencimento a CELPE realiza algumas ações de cobrança alertando o consumidor sobre o débito e a possibilidade da suspensão do fornecimento da unidade consumidora. Entre elas destacamos as seguintes:

 

  • SMS: mensagem de texto enviada para o celular do cliente informando o número da conta contrato e o débito vencido e a possibilidade da suspensão de fornecimento.
  • URA (Unidade de Resposta Audível): ligação automática personalizada realizada para o telefone do cliente informando o número da conta contrato e o débito vencido.
  • Negativação: inserção do CPF ou CNPJ do consumidor em bases de dados de órgãos de restrição de crédito, impedindo a aquisição de mercadorias, produtos, serviços e ou empréstimos em estabelecimentos conveniados ao sistema. O cliente recebe uma notificação do órgão de restrição de crédito (SPC / SERASA / BOA VISTA) e posteriormente, caso o pagamento não seja efetuado, o CPF/CNPJ é negativado.
  • Reaviso: notificação escrita enviada ao consumidor, que precede a execução da suspensão do fornecimento de energia elétrica. A Celpe envia esta notificação na fatura subseqüente para os clientes do grupo B (clientes de Baixa Tensão, ou seja residenciais e pequenos comércios).
  • Suspensão do Fornecimento (Corte): suspensão do fornecimento de energia elétrica da unidade consumidora pela falta do pagamento da fatura, desde que o consumidor seja notificado com antecedência mínima de 15 dias, conforme Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL.
  • Assessorias de Cobrança: empresas terceirizadas que realizam a cobrança, em nome da CELPE, através de carta, URA, SMS, e-mail e telefone aos clientes que estão com faturas pendentes de pagamento.

 

Pagando a conta em dia, o consumidor evita a cobrança de multa, juros, negativação, suspensão do fornecimento de energia e demais cobranças através de mensagens, ligações e notificações.

De acordo a Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL, a suspensão de fornecimento ou corte é considerado indevido quando o pagamento da fatura tiver sido realizado até a data limite prevista na notificação para suspensão do fornecimento.

 

Nesta situação a religação deve ser efetuada com urgência e sem ônus para o consumidor em até 4 horas da constatação, independente do momento em que esta ocorra.​​

É uma declaração que comprova o pagamento de todos os débitos referentes ao ano anterior, emitida pela distribuidora, sem custo para o cliente, referente aos meses de janeiro a dezembro. A declaração é impressa na própria fatura até o mês de maio, comprovando que todos os débitos do ano anterior foram pagos.


Os clientes que possuem débitos parcelados ou questionados judicialmente, terá o direito à declaração de quitação dos meses que houve pagamento das respectivas faturas.​

A Distribuidora pode suspender o fornecimento de energia por motivos técnicos ou de segurança. Sendo eles:

  1. Impedimento de leitura por falta de acesso ao medidor, onde a distribuidora deve notificar o cliente, até o terceiro mês consecutivo sem conseguir realizar a leitura;
  2. Caso o cliente não faça, dentro do prazo informado pela distribuidora, as correções necessárias identificadas em seu padrão;
  3. Caso o cliente não faça, dentro do prazo informado pela distribuidora, as adequações necessárias em suas instalações, referentes a carga demanda por sua unidade. Causando distúrbios ou danos ao sistema elétrico de distribuição, ou ainda às instalações e equipamentos elétricos de outros consumidores;
  4. ​Por falta de pagamento da fatura ou débitos pendentes.

 

Antes de realizar a suspensão do fornecimento de energia, a distribuidora deve emitir uma notificação por escrito, com entrega comprovada ou, alternativamente impressa em destaque na fatura, com antecedência mínima de:

 

a) 3 (três) dias, por razões de ordem técnica ou de segurança; ou

b) 15 (quinze) dias, nos casos de inadimplemento.

A conta de luz por e-mail é um serviço gratuito, prático e muito seguro, pois mantém toda a confidencialidade de suas informações ao entregar a conta somente no e-mail que você escolher. O arquivo enviado possui as mesmas informações e detalhes da conta impressa, tendo como apresentação do documento a data de envio do e-mail para você.
Não se esqueça de manter o seu cadastro sempre atualizado com o endereço de e-mail utilizado por você e que disponha de espaço suficiente para receber o arquivo PDF que será enviado.


Importante reforçar que não enviaremos, de forma alguma, nenhuma mensagem de e-mail solicitando seus dados pessoais ou confidenciais, bem como ordens de pagamento ou solicitações de depósito bancário.


Para aderir a este serviço é fácil! Acesse Todos os Serviços > pagamento e faturas > alteração fatura por e-mail por e-mail ou clique aqui​ e informe o endereço de e-mail que você quer receber as suas próximas contas de luz.

As ocorrências de falta de energia devem ser informadas a Coelba / Celpe / Cosern o mais breve possível. O seu apoio é fundamental para nos ajudar a identificar e resolver as situações de falta de energia no menor tempo possível. Além do seu apoio, seguem 4 dicas que vão lhe ajudar e sanar possíveis problemas internos quanto a falta de energia:

 

1) Verifique os disjuntores: se estiverem desligados, ligue novamente e repita o processo de desligar e ligar.

 

2) A energia não voltou: chame um eletricista particular de sua confiança para verificar as instalações elétricas do imóvel.

 

3) Se após desligar e ligar os disjuntores, percebeu algum ruído próximo a ele chame um eletricista particular de sua confiança para verificar o problema.


4) Caso o eletricista particular não encontre nenhum dano nas instalações internas, entre em contato com a gente por meio do nosso aplicativo  através do nosso aplicativo ou mande o numero da sua conta contrato para o SMS 26560. ​



Se uma conta for paga em duplicidade, fique tranquilo, a xxx fará o estorno do valor pago na primeira conta posterior a esse pagamento. Caso seja de sua preferência receber o valor adicional pago em conta corrente, você deverá comparecer a uma de nossas Lojas de Atendimento ou Rede Credenciada portando de RG, CPF e o comprovante de pagamento. Esse crédito só poderá ser efetuado em nome do atual titular da conta de luz.

Lembramos ainda que você pode solicitar a utilização desse crédito para quitar novas contas de luz, desde que o valor do crédito seja igual ou superior ao valor da conta a ser paga.