Vale Luz


 
O Vale Luz é um projeto da Celpe que prevê diversos benefícios, como a troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia. O projeto além de reduzir o valor da conta de energia dos moradores, ainda tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente, estimulando a reciclagem. 

Para participar veja abaixo os materiais aceitos pelo projeto e os locais de troca dos resíduos: ​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​



Papel e Papelão
Jornais, Revistas, ​Livros​
Cadernos (sem capa e sem aspiral)
Caixas em Geral​

Plásticos


PET (embalagens de detergente, garrafas PET, sacolas)



Metal

Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco)

Latas de aço
Latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas)
Aerossol de desodorante
 
Alumínio grosso, Ferro


Óleo Vegetal


Óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona.  ​

  

Para adesão é desejável que o condomínio possua a prática da coleta seletiva implantada e não possua parceria ou convênio com cooperativas de catadores de materiais recicláveis. 


É necessário que o condomínio separe e armazene os materiais recicláveis aceitos pelo projeto que devem estar limpos e secos. São aceitos metais (latas de alumínio e ferro), papeis (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelões, plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e ​produtos de higiene,  água sanitária) e óleo de cozinha e eletrônicos (monitor, CPU com placa mãe, notebook, aparelho de DVD, televisores e monitores (exceto de tubo), câmera fotografica, aparelhos de som, impressora, celular, tablet, teclados, mouse)".


Periodicamente o caminhão do projeto passará pelos condomínios participantes para recolhimento dos materiais recicláveis que serão pesados e o desconto será lançado diretamente na conta de energia do condomínio. A frequência da coleta pode ser semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo do volume de resíduos gerados pelo condomínio. 


Para aderir ao projeto, basta baixar a Ficha de Cadastro do Projeto Vale Luz Condomínio​, preenche-lá e enviar o documento assinado para o e-mail eficiencia@neoenergia.com. Após o envio do e-mail, basta aguardar o contato da equipe da Celpe para visita técnica no condomínio. 


Condôminos, Como descartar o óleo usado? 

Após utilizar o óleo de fritura velho (de preferência após esfriar completamente), você pode armazená-lo em uma garrafa PET. Utilize um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa e um coador plástico para evitar despejar resíduos de alimento. Conforme for utilizando o óleo, vá armazenando em garrafas para evitar vazamentos, mantendo também fora do alcance de crianças e animais de estimação que podem ser atraídos pelo cheiro do óleo ou pela simples curiosidade. Após preencher algumas garrafas, despeje no recipiente maior (Bombona de 50L), lembre-se que 50 mg de óleo provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água. Mesmo que você utilize uma pequena quantidade de óleo de cozinha, é importante armazenar em recipientes, e não descartá-lo na pia, ralo ou bueiros. 


Tipos de Óleos Aceitos 


Óleo Vegetais:

Óleo de soja;

Óleo de canola;

Óleo de girassol;

Óleo de gergelim;

Óleo de amendoim;

Óleo de milho;

Óleo de coco;

Óleo de algodão;

Óleo de mamona.


​​Destino do óleo vegetal na indústria

Fabricação de produtos de limpeza, detergentes, sabão em pedra, biodiesel, tintas, vernizes e sabão.​​


Para estimular a entrega de latas de alumínio no projeto Vale Luz foi criada a Merreca, que atribui ao alumínio reciclado um valor de troca maior que o praticado no mercado. 

Clique aqui e confira o Regulamento da Ação.